Bibliografia

BÁSICA:
AZEVEDO, Wilton. O que é Design. São Paulo: Brasiliense, 1999.
BARRETO, Roberta Mena. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus, 1982.
BARTHES, Roland. O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na propaganda impressa. 3a. edição. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
BIGAL, Solange. O que é Criação Publicitária (ou O Estético na Publicidade). 2a. edição. São Paulo: Nobel, 1999.
CESAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda. São Paulo: Futura, 2000.
DURAND, Jacques. Retórica e Imagem Publicitária. In: METZ, Christian et alli. A Análise da Imagem. São Paulo: Papirus. 1996.
DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FALLEIROS, Dário Pimentel. O mundo gráfico da informática. São Paulo: Futura, 2003.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo, Edgard Blücher Ltda., 1982.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 6a. edição. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.
GORDON, Bob; GORDON, Maggie. Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros, 2003.
HURLBURT, Allen. Layout: O Design da Página Impressa. São Paulo: Nobel, 1989.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Campinas: Papirus, 1996.
MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70, 1997.
RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. 7ª ed. Revi. E Atual. Brasília: Linha Gráfica Editora, 1998.
STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. 2ª ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Rio Books, 2003.
VESTERGAARD, Toben e SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes,1988.
WONG, Wucius. Princípios de Forma e desenhos. São Paulo: Martins fontes, 1993.

COMPLEMENTAR:
AUMONT, Jacques. A Imagem. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1995.
BAER, Lorenzo. Produção Gráfica. 4ª ed. São Paulo: Senac SP, 2002.
COLLARO, Antonio C. Projeto Gráfico – Teoria e Prática da Diagramação. 4ª Ed. Rev. e Amp. São Paulo: Summus, 2000.
MOLES, Abraham. O Cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1987.
PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor Inexistente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.