UNIDADE 1: Elementos Visuais da Mensagem Publicitária.
SEG 08/08 Apresentação do programa da disciplina, método de ensino e bibliografia. Revisão de elementos básicos da mensagem visual. Fundo / suporte visual: tom, textura e neutralidade na ambientação dos elementos visuais. Assinaturas visuais.
SEX 19/08 A cor no processo criativo. Técnicas de harmonização. Estudo de cores em peças publicitárias. Exercício dos desenhos vetorizados.
SEG 22/08 Tipografia criativa. Anúncios all types. Estudo da tipografia em peças publicitárias. Início do exercício das relações texto/imagem.
SEX 26/08 Tipografia criativa. Anúncios all types. Estudo da tipografia em peças publicitárias.
SEG 29/08 Técnicas visuais aplicadas à diagramação e construção de layouts; o olhar do receptor como eixo de articulação do layout publicitário. Técnicas de edição da imagem. Acompanhamento do exercício de organização visual do anúncio.
SEX 02/09 Tipografia criativa.
SEG 05/09 Acompanhamento do exercício dos anúncios.
SEX 09/09 Apresentação das equipes com entrega final dos anúncios (nota de 0 a 10).
UNIDADE 2: Direção de Arte, Retórica e Percepção da Imagem Publicitária.
SEG 12/09 Percepção visual dos anúncios publicitários: princípios da Gestalt. Início do Projeto 1.
SEX 16/09 Evolução da linguagem publicitária através da imagem. A relação entre arte e publicidade no campo da imagem. Continuação do Projeto 1.
SEG 19/09 Retórica da imagem publicitária. Exercício de análise da imagem.
SEX 23/09 Orientação do Projeto 1.
SEG 26/09 Primeira entrega do Projeto 1 (prévia individual): até 3 pontos.
SEX 30/09 Continuação do Projeto 1: correção e expansão do projeto em grupo.
SEG 03/10 Continuação da expansão do projeto em grupo.
UNIDADE 3: Projetos Visuais para Peças Publicitárias: aplicação nos seus principais formatos e estilos.
SEX 07/10 Semana de Comunicação.
SEG 10/10 Entrega final do Projeto 1 (até 7 pontos). Adaptação de um tema visual para as diferentes mídias impressas.
SEX 14/10 Direção de arte em materiais de ponto de venda. Elaboração de rafs e layouts. Geração de variações de anúncios para a campanha.
SEG 17/10 Geração de variações de anúncios para a campanha. Finalização de material de mídia impressa e exterior.
SEX 21/10 Encontros Universitários.
SEG 24/10 Criação de materiais de ponto de venda. Entrega de anúncios e 1 peça para mídia exterior. Vale até 3 pontos da nota de equipe.
SEX 28/10 Montagem dos materiais de ponto de venda.
SEG 31/10 Entrega dos materiais de ponto de venda montados. Vale até 3 pontos das nota de equipe.
SEX 04/11 Direção de arte para a mídia eletrônica. Elaboração de storyboard.
SEG 07/11 Direção de arte para a internet.
SEX 11/11 Elaboração de rafs e layouts. Criação de interface do hotsite da campanha. Criação de banners para a campanha. Entrega do story board impresso. Até 2 pontos da nota de equipe.
SEG 14/11 Elaboração de rafs e layouts. Criação de interface do hotsite da campanha. Entrega de prévia do site da campanha. Até 1 ponto da nota de equipe.
SEX 18/11 Aplicação da identidade visual da campanha. Entrega dos banners da campanha. Até 1 ponto da nota de equipe.
SEG 21/11 Criação de pastas e envelopes. Impressão.
SEX 25/11 Apresentação das campanhas. Entrega do material montado no envelope da campanha. Vale nota de 0 a 10 para o total do trabalho.
SEG 28/11 Apresentação das campanhas.
SEX 02/12 Apresentação das campanhas.
SEG 05/12 Apresentação das campanhas
AVALIAÇÃO:
Nota 1 Exercício de criação de anúncio (individual e em equipe).
Nota 2 Projeto (individual e em equipe).
Nota 3 Cumprimento das etapas da campanha em equipe.
Nota 4 Resultado completo da campanha em equipe. As 4 notas serão somadas e divididas por 4, gerando a média do semestre a ser digitada.
Blog da disciplina Direção de Arte.
Curso de Publicidade e Propaganda - UFC
Gmail: redacaoedirecaoufc
Curso de Publicidade e Propaganda - UFC
Gmail: redacaoedirecaoufc
Assuntos
Arquivo
- setembro 2011 (1)
- agosto 2011 (3)
Inspiração
- abcDesign
- Abduzeedo
- AC´Design
- ADGBrasil
- AdNews
- Amenidades do Design
- Assuntos Criativos
- Brainstorm9
- Chocoladesign
- Clube de Criação de São Paulo
- Design Atento
- Design Flakes
- Design Lovrs
- Design on the Rocks
- Designices
- espaço.com/design
- Ideafixa
- Intercom
- Luli Radfahrer
- Mais+ Design Ceará
- Meio & Mensagem
- Mistures
- Portal DesignBR
- proXXima
- Rafiado
- Update or Die!
- Urban Arts
- Zupi
Inspiration
- Ads of the World
- AIGA | Inspiration
- booooooom
- Club de Creativos
- Coloribus - Creative Advertising Archive
- Creative Overflow
- Creative Review
- Creativity
- Design Boom
- Design Milk
- Design Modo
- Design Related
- Design You Trust
- FFFFOUND!
- fubiz
- Graphic-Exchange
- I Believe in Advertising
- Inspire me now
- Print Magazine
- the 99 Percent
- the cool hunter
- Trend Hunter
- Trend Watching
- Well Medicated