Programa da Disciplina

UNIDADE 1: Elementos Visuais da Mensagem Publicitária.
SEG 08/08  Apresentação do programa da disciplina, método de ensino e bibliografia. Revisão de elementos básicos da mensagem visual. Fundo / suporte visual: tom, textura e neutralidade na ambientação dos elementos visuais. Assinaturas visuais.
SEX 19/08  A cor no processo criativo. Técnicas de harmonização. Estudo de cores em peças publicitárias. Exercício dos desenhos vetorizados.
SEG 22/08  Tipografia criativa. Anúncios all types. Estudo da tipografia em peças publicitárias. Início do exercício das relações texto/imagem.
SEX 26/08  Tipografia criativa. Anúncios all types. Estudo da tipografia em peças publicitárias.
SEG 29/08 Técnicas visuais aplicadas à diagramação e construção de layouts; o olhar do receptor como eixo de articulação do layout publicitário. Técnicas de edição da imagem. Acompanhamento do exercício de organização visual do anúncio.
SEX 02/09  Tipografia criativa.
SEG 05/09  Acompanhamento do exercício dos anúncios.
SEX 09/09  Apresentação das equipes com entrega final dos anúncios (nota de 0 a 10).

UNIDADE 2: Direção de Arte, Retórica e Percepção da Imagem Publicitária.
SEG 12/09  Percepção visual dos anúncios publicitários: princípios da Gestalt. Início do Projeto 1.
SEX 16/09  Evolução da linguagem publicitária através da imagem. A relação entre arte e publicidade no campo da imagem. Continuação do Projeto 1.
SEG 19/09  Retórica da imagem publicitária. Exercício de análise da imagem.
SEX 23/09  Orientação do Projeto 1.
SEG 26/09  Primeira entrega do Projeto 1 (prévia individual): até 3 pontos.
SEX 30/09  Continuação do Projeto 1: correção e expansão do projeto em grupo.
SEG 03/10  Continuação da expansão do projeto em grupo.

UNIDADE 3: Projetos Visuais para Peças Publicitárias: aplicação nos seus principais formatos e estilos.
SEX 07/10  Semana de Comunicação.
SEG 10/10  Entrega final do Projeto 1 (até 7 pontos). Adaptação de um tema visual para as diferentes mídias impressas.
SEX 14/10  Direção de arte em materiais de ponto de venda. Elaboração de rafs e layouts. Geração de variações de anúncios para a campanha.
SEG 17/10  Geração de variações de anúncios para a campanha. Finalização de material de mídia impressa e exterior.
SEX 21/10  Encontros Universitários.
SEG 24/10  Criação de materiais de ponto de venda. Entrega de anúncios e 1 peça para mídia exterior. Vale até 3 pontos da nota de equipe.
SEX 28/10  Montagem dos materiais de ponto de venda.
SEG 31/10  Entrega dos materiais de ponto de venda montados. Vale até 3 pontos das nota de equipe.
SEX 04/11  Direção de arte para a mídia eletrônica. Elaboração de storyboard.
SEG 07/11  Direção de arte para a internet.
SEX 11/11  Elaboração de rafs e layouts. Criação de interface do hotsite da campanha. Criação de banners para a campanha. Entrega do story board impresso. Até 2 pontos da nota de equipe.
SEG 14/11  Elaboração de rafs e layouts. Criação de interface do hotsite da campanha. Entrega de prévia do site da campanha. Até 1 ponto da nota de equipe.
SEX 18/11  Aplicação da identidade visual da campanha. Entrega  dos banners da campanha. Até 1 ponto da nota de equipe.
SEG 21/11  Criação de pastas e envelopes. Impressão.
SEX 25/11  Apresentação das campanhas. Entrega do material montado no envelope da campanha. Vale nota de 0 a 10 para o total do trabalho.
SEG 28/11  Apresentação das campanhas.
SEX 02/12  Apresentação das campanhas.
SEG 05/12  Apresentação das campanhas

AVALIAÇÃO:
Nota 1  Exercício de criação de anúncio (individual e em equipe).
Nota 2  Projeto (individual e em equipe).
Nota 3  Cumprimento das etapas da campanha em equipe.
Nota 4  Resultado completo da campanha em equipe. As 4 notas serão somadas e divididas por 4, gerando a média do semestre a ser digitada.