domingo, 4 de setembro de 2011

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Tipos e mais tipos

A tipografia é a cara da linguagem.
Oba, nas últimas aulas temos falado de Tipografia! E como nós amamos infográficos...

  

Ok, vamos começar esclarecendo alguns conceitos, só em caso de alguém ainda não conhecer a diferença entre...

Tipografia x Tipologia
Neste artigo, a Priscila Farias vai definir a Tipografia como um “conjunto de práticas e processos envolvidos na de criação e utilização de símbolos visíveis relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e para-ortográficos (números, sinais de pontuação, etc.) para fins de reprodução”. E a Lucy Niemeyer, neste livro, a Tipologia como o “processo de classificação ou o estudo de um conjunto, qualquer que seja a natureza dos elementos que o compõem, para determinação das categorias em que se distribuem, segundo critérios definidos”. Vejam o trabalho do brasileiro Claudio Gil como exemplo.

Caligrafia x Lettering (letreiramento)
Novamente a Priscila Farias vai esclarecer que Caligrafia se refere ao “processo manual para a obtenção de letras únicas, a partir de traçados contínuos a mão livre” enquanto que Lettering diz respeito ao “processo manual para a obtenção de letras únicas, a partir de desenhos”. Vejam o trabalho deste estúdio como exemplo.

Legibilidade x Leiturabilidade
Quando as formas das letras de uma mesma tipologia são discriminadas com rapidez, temos legibilidade. Já quando o conteúdo de informações agrupadas é reconhecido, como frases ou texto corrido, temos leiturabilidade.
*Lembrando que a legibilidade e a leiturabilidade não determinam o sucesso da comunicação. ;)

Falemos rapidamente sobre famílias e variações...


A famílias tipográficas podem variar em peso (Black/Light/...), largura (Condensed/Extended/...) e estilo (Serif/Sans/Gothic/Book/...). A solução mais recorrente e importante é fazer uso dos contrastes de estilo e escala entre título e texto. Vejam no Unstage usos criativos da tipografia na publicidade e se encham de referências até não poder mais. E então procurem mais ainda.


All Type x Layout Tipográfico
O anúncio All Type utiliza apenas tipos, pois a ideia é auto-suficiente. Dispensa imagem como complemento, quebrando com a hegemonia da imagem vigente. Áreas vazias ao redor do texto o realçam e enfatizam ainda mais. Tem a vantagem de ser simples e de baixo custo, e a desvantagem de não contar com o apelo comunicacional e estético das imagens. A diagramação se torna então muito importante, vejam como os anúncios abaixo encontraram soluções para textos grandes e reduzidos:




 
Já no Layout Tipográfico, a tipografia é o principal elemento, o que se sobressai em relação a imagem e determina a hierarquia visual do anúncio. A composição enfatiza a direção de arte do texto ou da utilização dos tipos. É a expansão do conceito anterior, passando a permitir a interação entre verbal e visual, ilustrações/fotografias e texto.


Espaçamento Entrelinha e Entreletra 
A entrelinha geralmente é 2 pontos maior que o tamanho da fonte e a entreletra maior em fontes menores. Quando o tamanho da fonte é muito grande, os espaços parecem maiores, logo ambas devem ser diminuídas. Tamanho grande >>> entrelinha e entreletra apertadas. Como no exemplo abaixo:


Agora relembremos alguns crimes tipográficos, o que devemos evitar.
- Muito espaço entrelinha e entreletra em tipos grandes.
- Vazios incômodos em textos justificados.
- Mau desalinhamento, quando o texto está alinhado à direita ou à esquerda.
- Caixa baixa empilhada. Prefira a caixa alta para essa solução.

Claro, estamos cansados de saber que não existem regras. Então seria perfeitamente aceitável um texto justificado com vários vazios se você pudesse fazer um paralelo entre eles e a sua mensagem, por exemplo, sobre o quanto uma situação "X" é incômoda para as pessoas, assim como esses vazios são para a leitura. ;)

Chegou a hora do lazer, aí vai um filminho: assistam o documentário sobre a fonte Helvetica. Um clássico! Vale a pena também conferir o post "Lessons From Swiss Style Graphic Design" no Smashing Magazine, ele sinaliza muito bem as contribuições para a tipografia e para o grid, que falamos em sala, na história do Estilo Internacional. Tudo vai fazer sentido depois disso, as construções e as desconstruções. ;)


Ainda dá pra se divertir mais um pouquinho com os links abaixo antes de voltarmos com mais algumas dicas importantes:
- Descubra que tipo você é com o What type are you?
- Conheça quais são as fontes usadas nas logos dos sites mais populares como twitter, facebook...

Agora voltando para as dicas...
Quando vocês tiverem que criar um site, vão se deparar com a limitação de apenas usar as fontes do sistema. Isso era realmente um problema quando ainda não existia o Google Web Fonts. Ele gera o código da fonte que você quiser, desde que seja Open Source, para você colocar no seu site. Esse cara aqui vai explicar direitinho como funciona.

Outro problema com o qual nos deparamos constantemente é o uso das fontes pagas. É preciso conhecer os sites certos para encontrar fontes boas e bonitas. Utilizamos bastante o Dafont e ele até contém fontes boas, mas você tem que suar pra achar e tem que ser bastante criterioso. Um ótimo site de fontes gratuitas é o FontSquirrel, só tem fonte boa e de graça, bastante confiável, não deixem de visitar. E tem também o MyFonts, que é um site mais confiável, mas a maioria das fontes que estão lá são pagas. Entretanto, está se tornando comum encontrar fontes muito boas de graça por lá, pois é uma forma que os designers e tipógrafos encontraram para divulgar o seu trabalho. Então aqui vai uma dica: entrem lá e façam uma pesquisa (Find Fonts > Advanced Search) selecionando o preço (price) em até no máximo (is at most) 0. E aí ele vai exibir uma lista de resultados apenas com fontes grátis. Confira se a licença é comercial e a partir daí é só colocar no cesto e realizar a "compra" normalmente. Pra facilitar, alguns blogs especializados publicam uma seleção de fontes boas e gratuitas, vejam:
- O abcDesign tem a seção TypeDay e TypeDay Especial Free com ótimas seleções;
Existe também o The League of Moveable Type que disponibiliza algumas boas fontes gratuitas. Mas lembrem-se, critério é tudo. Você sempre vai encontrar nesses sites fontes boas e ruins. Saiba escolher e adequá-las ao seu projeto.

Tutoriais. Muitas vezes gostaríamos que a fonte que usamos tivesse uma certa aparência mas não sabemos como fazer. É para isso que servem os tutoriais. Conhecer os efeitos que existem e mais ainda como aplicar esses efeitos ajuda bastante. Você não precisa usá-los sempre e indiscriminadamente, mas precisa ter um bom repertório que justifique as suas escolhas. Façam um tutorial por semana e vocês já terão uma boa base na hora de fazer os trabalhos, pensando antes em qual efeito seria mais adequado para o projeto. Aqui vai uma pequena seleção para vocês praticarem:

E dá-lhe referências! Aqui vai mais uma seleção de exemplos de usos criativos de tipografia. Assim como no caso dos tutoriais acima, existe uma incontável quantidade de sites com mais e melhores exemplos na internet. Então, não se esgotem aqui, busquem sempre mais.

Os sites são muito acessíveis, mas depois de ver tantos, vamos buscar informações mais confiáveis de maneira tradicional. O Tipografos.net fez uma seleção de livros sobre tipografia publicados em português. Deve estar desatualizada pois não inclui o Pensar com Tipos da Ellen Lupton, nem os da Priscila Farias e do Claudio Rocha. Existem muitos livros e não é difícil encontrá-los, basta procurar nos lugares certos. ;)

Então, o post acaba por aqui. Vamos pensando no exercício de Tipografia Criativa (os links de inspiração foram enviados por email, confiram!). Todo mundo pronto pra se descabelar com eles? Brinks!

1 Reaction to this post

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  1. Luana disse... 9 de setembro de 2011 às 18:28

    Camila, o blog está muito bom! É tanta coisa interessante que não sei nem por onde começar. Valeu pelas dicas.

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